Psicologia Forense Pericial

A Psicologia Forense é a área da psicologia que se dedica à avaliação das características de personalidade (Perícia de Personalidade), e à avaliação das capacidades cognitivas (Avaliação Neuropsicológica), com o objetivo de determinar as capacidades (e incapacidades) do indivíduo, o seu estado emocional (saudável ou patológico) e formas previsíveis de comportamento.

Em ambos os casos, trata-se de avaliações psicológicas de alta especialização e podem ser usadas para fins de prova legal (dano psicológico, incapacidade cognitiva, etc.) ou para juntas médicas (reforma antecipada, incapacidade cognitiva para certos tipos de trabalho, etc.).

QUEM PODE BENEFICIAR?

Pessoas que:

– Necessitem apresentar-se a uma junta médica para efeitos de reforma antecipada, ou que vão requerer ou comprovar um grau de incapacidade/invalidez.
– Em processo judicial precisem atestar danos morais/psicológicos, ou em situações de disputa das responsabilidades parentais de filhos menores.
– Precisem apresentar, na companhia de seguros, incapacidade cognitiva e dano emocional.
– Por razões diferentes das acima expostas precisem apresentar grau de incapacidade ou capacidade para determinados tipos de trabalho.