MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Arte de prevenir e tratar de doenças que possam surgir ao longo das várias etapas da vida, desde a infância até à terceira idade.
Desenvolvida ao longo de milhares de anos, é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como um sistema atual e moderno na prestação de cuidados de saúde primários, que conta com a perspetiva holística com o propósito de compreender a função dinâmica do organismo e a sua interação com o ambiente. Destaca-se por uma abordagem personalizada no diagnóstico, compreendendo o indivíduo de uma forma abrangente influenciado pelo seu modo de vida e até mesmo pelas suas emoções, analisando eventuais padrões que possam estar na origem de doenças, de forma a recuperar o equilíbrio funcional do organismo.
Em Medicina Chinesa, recorremos a diversas técnicas que são ajustadas a cada paciente em conformidade com o diagnóstico realizado; estas técnicas são: Acupuntura, Fitoterapia, Moxabustão, Ventosaterapia, Dietoterapia, Auricoloterapia, entre outras.
A Acupuntura clínica tem como objetivo, estimular pontos localizados em partes específicas do corpo visando alcançar uma tonificação dos mecanismos de autorregulação e auto cura do organismo, pela ação que as agulhas exercem no sistema nervoso, endócrino e vascular, produzindo efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, mio relaxantes, ansiolíticos e regeneradores, de forma a permitir tratar diversos desequilíbrios e manifestações patológicas.
Patologias a tratar através da Acupuntura:
– Processos Dolorosos (tensão muscular, tendinites, cervicalgia, lombalgia, ciática)
– Doenças do Aparelho Digestivo (colite, gastrite, cólon irritável, obstipação)
– Doenças Auto – Imunes (artrite reumatoide, espondilite anquilosante)
– Perturbações do Sono
– Saúde Reprodutiva (fertilidade, endometriose, amenorreia, dismenorreia, síndrome de ovários policístico)
– Alergias (cutâneas e respiratórias)
– Sistema Respiratório (asma, sinusite, rinite, tosse)
– Sistema Nervoso (ansiedade, depressão, enxaqueca)