Avaliação Psicológica

O Serviço de Avaliação Psicológica visa realizar exames psicológicos para a deteção de vários tipos de perturbação que possam afetar a vida emocional e o bem-estar do cidadão comum (perturbação do comportamento, da aprendizagem, da personalidade, da capacidade de gerir o dia-a-dia, depressão, ansiedade, patologias que afetam a vida da família e do casal).

Do mesmo modo que num serviço de medicina se realizam exames para apurar a/as causa/s da manifestação de uma doença/sintoma, no serviço de Avaliação Psicológica são realizados exames do foro psicológico que auxiliam o psicólogo/a e a própria pessoa a melhor compreender o seu sofrimento e o seu mal-estar. Os resultados destes exames constituem, ainda, uma importante ferramenta para que possamos conhecer as características de personalidade da pessoa e delinear a intervenção psicoterapêutica mais indicada para cada caso concreto.

A Avaliação Psicológica pode ser também útil nos casos em que lhe é solicitado a apresentação de provas das suas capacidades ou incapacidades, como por exemplo, Reformas Antecipadas, Companhias de Seguros, etc.

No Centro de Psicologia Activa tem a possibilidade de realizar os seguintes exames psicológicos:

– Exame das Funções Cognitivas (Intelectuais)
– Exame do Estado Emocional
– Exame do Desenvolvimento Infantil e Juvenil
– Avaliação para entrada Escolar Precoce
– Despiste da Dislexia
– Desenvolvimento Psicomotor
– Exame de Orientação Vocacional (para escolha das áreas escolares)
– Exame para Pedidos de Reforma Antecipada
– Exame para Confirmação de Incapacidade Laboral
– Exame para Condutores (Pesados passageiros, matérias perigosas, ambulâncias, táxis, instrutores de condução…)

QUEM PODE BENEFICIAR?

– Crianças:

Que revelem dificuldades de aprendizagem, de relacionamento com os colegas e/ou professores; que apresentem dificuldade a nível do sono, da atenção e concentração; que manifestem comportamento hiperativo e/ou opositor; que revelem tristeza prolongada e isolamento recorrente; ansiedade elevada e medos exacerbados.  As dificuldades de autonomia da criança são também situações que devem ser alvo de uma avaliação psicológica.

– Adultos:

Que apresentem alterações de humor frequentes, humor depressivo ou ansiedade elevada, fobias específicas, dificuldade em gerir o stress a que estão sujeitos; que sintam dificuldade no relacionamento com os demais e/ou família; com dificuldades ao nível do sono, comportamento alimentar e queixas somáticas recorrentes (dores de cabeça, estômago, etc.) e ainda, em situações que pretendam requerer reforma antecipada.

– Situações especiais:

Portadores de deficiência física ou intelectual (para obter/confirmar invalidez); traumatizados crânio-encefálicos; traumatizados por AVC (aneurisma, enfarte), vulgarmente conhecido por derrame cerebral.