
Psicologia da Criança e do Adolescente
Esta é uma área específica da psicologia que implica a análise do comportamento e a compreensão do desenvolvimento global infantil e juvenil.
O processo terapêutico, na consulta de psicologia da criança, desenvolve-se através da Ludoterapia, que consiste na técnica de utilização do brinquedo como mediador e facilitador da relação técnico – criança, ao mesmo tempo que permite a exploração dos aspetos menos saudáveis, possibilitando o investimento num desenvolvimento emocional mais adaptado.
O processo terapêutico com adolescentes tem o mesmo objetivo que o das crianças, mas com as especificidades inerentes à adolescência. É crucial compreender todas as alterações físicas e exigências emocionais desta etapa de desenvolvimento e o impacto que podem ter no jovem, pois podem ser sentidas como extremamente difíceis de gerir e ultrapassar. O processo terapêutico processa-se, essencialmente, através do diálogo e da partilha das suas dificuldades e experiências pessoais, tendo por base uma relação de apoio com o psicólogo/a.
Nos casos em que a problemática diz respeito ao foro cognitivo (capacidades intelectuais), o serviço de psicologia da criança e do adolescente recorre à Estimulação do Desenvolvimento Cognitivo. Esta técnica consiste no uso de métodos pedagógicos de treino das funções cerebrais. É aconselhada nos casos de atraso na aprendizagem da leitura/ escrita e do cálculo matemático.
QUEM PODE BENIFICIAR?
Crianças e adolescentes em situação de:
– Dificuldades de Aprendizagem/ Insucesso Escolar
– Comportamentos Agressivos/ Bizarros
– Hiperatividade
– Défice de Atenção
– Timidez
– Perturbação Emocional Geral (descontrolo, apatia, imaturidade, instabilidade de humor…)
– Dificuldades na socialização
– Sobredotação
– Fobia Escolar
– Medos
– Situações de Luto/ Perda
– Tristeza prolongada e Isolamento recorrente
– Ansiedade
– Abuso de substâncias tóxicas
– Queixas físicas recorrentes (dores de estômago, cabeça, vómitos, etc.)